POVOS INDÍGENAS NA BAHIA: HISTÓRIA, CONFLITOS E TERRITORIALIDADE



APRESENTAÇÃO

A II Semana Estadual de História, promovida pelo Colegiado de História e pelo Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Campus X, visa constituir-se como um evento de relevância no estado da Bahia para integração de acadêmicos da graduação e da pós-graduação, docentes e pesquisadores que se debruçam sobre o campo histórico e áreas afins. Dessa forma, pretende-se, a partir da realização desta segunda edição, consolidar um evento estadual que a cada dois anos reúna atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Nesta edição, a II Semana Estadual de História propõe a temática Os povos indígenas na Bahia: história, conflitos e territorialidade, e tem como objetivo fomentar espaços de formação e divulgação de pesquisas em História que colaborem para a construção do conhecimento histórico a partir de um viés socioeconômico, além de cumprir com a função social da academia, debatendo problemáticas atuais, como a questão indígena no Extremo Sul da Bahia.

O evento prioriza o debate atual frente aos últimos acontecimentos que evidenciaram o conflito em torno da demarcação das terras indígenas na região, bem como oportunizar a apresentação de comunicações de discentes e docentes nos âmbitos da pesquisa, do ensino e da extensão, fortalecendo vínculos entre os pesquisadores em história e da temática indígena espalhados pelos mais de vinte e quatro campi da UNEB no estado e das demais universidades, tanto na Bahia quanto nos outros estados da federação. Além disso, ocorrerão minicursos e palestras ministradas por pesquisadores envolvidos diretamente com a temática.


Comissão Organizadora

 Prof.ª Priscila Santos da Glória 
 Prof.ª Uerisleda Alencar Moreira 
 Prof. Joelson Pereira de Sousa

DA - Curso de História