MINICURSOS

MINICURSO 01 (ESGOTADO)

História, Memória e Territorialidades dos Povos Indígenas no Extremo Sul Baiano


Proponentes: Paulo de Tássio Borges (UERJ) e Tamires Santos Pereira (UESB)
  Ementa: Estabelece uma discussão histórica e antropológica acerca da representação do que é ser índio no cenário Nacional. Com seus interditos, suas negociações e seus agenciamentos. Neste sentido, é construído um diálogo sobre os Povos Indígenas no Nordeste brasileiro, situando os Povos Indígenas do Extremo Sul da Bahia, numa tentativa de entendimento de suas dinâmicas políticas históricas e contemporâneas. 

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MINICURSO 02 (ESGOTADO)
Novas abordagens da história indígena: teoria e metodologia

Proponente: André de Almeida Rego (UFSB)


Ementa: O curso tem a intenção de debater as diversas propostas de abordagem da história indígena, com ênfase no território da Bahia, fundamentadas nos mais recentes estudos no campo da historiografia. Serão discutidos enfoques teóricos e metodológicos construídos a partir de caminhos como o da história social, história cultural, micro-história, “história vista de baixo” e análise do discurso. O debate também procurará debruçar-se sobre pesquisas que vêm apontando as variadas e complexas formas de participação dos povos indígenas nas fases “Pré-Colonial”, Colonial, Imperial e Republicana da história do Brasil e, em especial, da Bahia. O curso, além do diálogo com diferentes autores, procurará realizar análises de fontes primárias de diversas naturezas, como os registros escritos, orais e iconográficos.
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MINICURSO 03 (ESGOTADO)
História Oral Memória e História Oral: ensino e pesquisa com fontes orais

Proponente: Luiz Henrique Blume (UESC)

Ementa: O minicurso fará uma abordagem das principais teorias e metodologias da História Oral, suas articulações com a História Social e as memórias. Memórias levando a outras histórias, entendida como um processo social de lutas por hegemonia, na construção de identidades. A utilização das fontes orais no ensino de História.


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MINICURSO 04 (ESGOTADO)
Literatura e interculturalidade: experiência de leitura das narrativas Pataxó

Proponente: Vera Lúcia da Silva (PUC-Rio)

Ementa: O encontro pretende discutir noções de literatura a partir da perspectiva indígena e do conceito de interculturalidade e, por isso mesmo, a revelia dos estatutos do cânone literário. Compartilharemos ainda escritas indígenas de diversas etnias no intuito de admitir e entender uma ideia mais larga e horizontalizada do que seja literatura.

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MINICURSO 05

Língua, cultura Pataxó e múltiplas linguagens

Proponentes: Maria Geovanda Batista (UNEB)

Ementa: Partindo do princípio da interculturalidade dialógica como método e baliza das relações sociais de alteridade com a diferença cultural, refletimos a importância do legado e da experiência societária dos Pataxó - muito além da Costa do Descobrimento – no contexto multicultural e pluriétnico da cultura e identidades brasileiras. Começando pela descolonização das concepções essencialistas e evolucionistas do conceito de cultura, principalmente, os que jogam com o pressuposto da aculturação, que associam os processos de mudança e transformação social à perda de autenticidade cultural, ao negativo. Em vez de associá-los às possibilidades de atualização, renovação e invenção: (re) invenção da tradição e da tradição (re)criativa do legado das sociedades e povos indígenas. Destacamos no rol da produção contemporânea deste povo, sua iconografia, as narrativas míticas, os jogos tradicionais indígenas, o canto, a dança, a pintura corporal, a língua (idioma patxohâ) e a arte indígena Pataxó como dispositivos-chave desta empreita político-epistémica e ético-estética com potencial de influenciar positivamente o pensamento pedagógico e as relações com a alteridade das infâncias brasileiras.